terça-feira, 19 de abril de 2011

Pilar, bairro histórico que pede socorro

O bairro Pilar, localizado no segundo distrito de Duque de Caxias, vem sofrendo com o descaso das autoridades há muitos anos. Vale recordar que o HCH até hoje ainda está a contaminar o lençol freatico da região.


HCH é a sigla que identifica o hexaclorocicloexano, um pesticida altamente nocivo ao ser humano, popularmente chamado de “pó-de-broca”. O pó-de- broca está percolando no solo e se infiltrando nos aquíferos da região desde a década de 40, em um bairro chamado Cidade dos Meninos.


Historicamente, a região do Pilar foi a primeira freguesia instalada em Duque de Caxias, ainda no tempo do Brasil Império. As chuvas de dezembro de 2009 e do início de 2010 deixaram as ruas do Pilar totalmente alagadas, pois as obras de desassoreamento que o Projeto Iguaçu realizava a partir do Guandu, deso-bstruindo os rios, canais e valões, fez com que a força e o volume de água fosse tamanha, tornando os alagamentos inevitáveis.


Mas, de lá para cá, pouco foi feito e a comunidade apresenta a sua insatisfação com seus representantes na Câmara de Vereadores:
“O vereador Marcelo do Seu Dino, de vez em quando aparece nas reuniões comunitárias. Mas, em seus comprometimentos, ainda não apresentou qualquer resultado, nem sequer sabia das bases do Projeto Iguaçu. Recentemente, comprometeu-se em trazer o secretário de Habitação ao nosso bairro e até hoje nossa comunidade está aguardando”, afirmou o Sr. Francisco de Souza Argeu, morador do Pilar há 53 anos.


Os moradores afirmam ainda que, sempre que fazem uma solicitação ou reclamação à prefeitura, os culpados são Washington Reis e Sérgio Cabral. Suas solicitações dificilmente são atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário